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O que é e como funciona um Negócio Online em 2020?

Publicado por no 29 de março de 2020
Categorias: Negócio Online
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o que e negocio online

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Os tempos mudaram e muita gente quer “abrir” um negócio online. Mas realmente você sabe o que é um negócio online? E, qual o trabalho que envolve este tipo de negócio? Não confunda negócio online com comércio eletrônico.

Antes de mais nada eu gostaria de parabenizar você pelo espírito desbravador e corajoso de se aventurar no mar do negócio online. Estarei junto com você nessa jornada. Deixo abaixo uma frase para você pensar, e vamos ao conhecimento.

Vencer não é tudo, mas querer vencer é

O que é um Negócio Online?

Um negócio online é um algo que está na internet e que oferece:

  • um serviço como escrever, desenvolver um aplicativo, fazer um desenho artístico, fazer um infográfico, um programa de computador etc.,
  • um produto físico como um secador de cabelo, um livro etc.,
  • um produto digital como um livro digital (ebook), um curso etc.

Quem pode ter um negócio online?

Qualquer pessoa ou empresa que disponha de um computador ou celular e internet pode ter um negócio online. E claro aqueles que contratarem os serviços de alguma empresa para ter uma estrutura online. Creio que você se enquadra nessa descrição, estou errada?

De onde você pode trabalhar um negócio online?

De qualquer lugar do mundo: da sua casa, da praia, do meio da floresta (se tiver internet). Nos dias atuais com a necessidade de isolamento pela pandemia do coronavírus é uma das formas que as pessoas têm encontrado para evitar a contaminação.

O que é preciso para você ter um negócio online?

Como já disse anteriormente para você ter um negócio online é preciso criatividade, força de vontade e o mais importante perseverança. Sem estas características é fácil começar e desistir. Parece um contra senso eu dizer isto mas é a pura verdade, basta ver quantos projetos abandonados existem na internet. Meu conselho: PERSEVERE!

Como funciona um negócio online?

Um negócio online possui quatro etapas para que ele funcione e atinja seus objetivos

  • Atração
  • Comunicação
  • Relacionamento
  • Vendas ou Monetização
Infografico Etapas de um negocio online

Estas etapas também estão presentes para um negócio que não é online. Seu objetivo final é vender ou monetizar mas você precisa passar pelas outras etapas anteriores. Afinal ninguém compra sem ser atraído, ninguém compra sem receber a comunicação do produto ou serviço, e ninguém compra sem se relacionar, mesmo que seja de forma virtual.

Etapa 4 – Venda Ou Monetização

Vou começar a falar pela última etapa do negócio online. Assim você entender um pouco melhor todo o processo.

Quando o assunto é internet você não precisa ganhar dinheiro apenas com uma venda, você pode também monetizar sem venda.

Mas Lídia, como isso funciona? O que é monetizar?

Monetizar é transformar algo em moeda, ou seja, fazer algo se transformar em fonte de lucro.

E aí vem uma informação que você DEVE guardar com carinho. Mesmo que você NÃO VENDA NADA você PODE LUCRAR.

A monetização trabalha a seu favor, vou te dar alguns exemplos que talvez você nunca tenha pensado.

Você já viu quantos anúncios você vê quando está navegando na internet? Quando você entra em alguns sites bastante conhecidos você pode verificar anúncios que são mostrados a você. 

Estes sites monetizam através de sua visualização, quanto mais pessoas verem estes anúncios, quanto mais pessoas clicarem nesses anúncios mais estes sites transformam estas visualizações em dinheiro, e diga-se de passagem um bom dinheiro.

Portanto, você pode criar uma estrutura apenas para compartilhar o que você sabe e gosta de fazer sem vender nada apenas monetizando um site ou blog. Para isso você precisa de uma estrutura mais profissional de site, e pode começar bem rápido.

Eu fiz um artigo que fala sobre como criar um site na internet a partir do zero , recomendo a leitura se você desejar ter seu espaço na internet.

Etapa 1 – Atração

Essa é uma etapa muito importante de qualquer negócio, seja um negócio digital ou negócio físico. Um restaurante por exemplo pode abrir as portas, tem um excelente cardápio, um excelente metre e mesmo assim não ter clientes.

Para isso é fundamental criar processos para atrair os clientes. No nosso caso de um negócio na internet as pessoas precisam descobrir seu Site, seu Instagram, sua página do Facebook, seu Pinterest etc.

Você pode ter excelente conteúdo, assim como o restaurante do meu exemplo, mas as pessoas precisam descobrir essa excelência!

Você tem formas de atrair incríveis como:

Formas Pagas

  • anúncios do Facebook, onde você pode gastar muito pouco e atrair pessoas,
  • anúncios do Google, que tem uma visibilidade incrível mas que costumam ser caros dependendo de qual nicho de mercado você trabalha,
  • anúncios no Pinterest, que são muito parecidos com do Facebook,

Formas gratuitas

  • tráfego orgânico do Google, trabalhando o que chamamos de SEO (isso é assunto para outro artigo)
  • tráfego orgânico do Pinterest, que já te afirmo, traz muito tráfego, mas muito mesmo. E se você quiser pode investir em um curso incrível que vai te ensinar tudo sobre como gerar tráfego orgânico pelo Pinterest que eu super recomendo – Desvendando o Pinterest, se quiser saber mais sobre o pinterest clique AQUI.
  • tráfego orgânico do Facebook, aqui você cria uma página e interage com grupos e conhecidos para aumentar sua visibilidade
  • tráfego orgânico do Instagram, aqui você trabalha principalmente com hashtags para alcançar seu público alvo.
Curso  desvendando o pinterest

Claro, existem outras formas de aumentar seu tráfego e para cada negócio pode ser usada uma técnica diferente.

Etapa 2 – Comunicação

Quando falamos de internet e de comunicação falamos de conteúdo. Isso mesmo, conteúdo.

O que todos buscam na internet é respostas para seus problemas, e ninguém quer encontrar algo que não seja completo e funcional. Ou seja, se eu procurar no Google por “Receita de Bolo de Laranja” eu não quero entender sobre como as laranjas são colhidas, quais os tipos diferentes de laranjas, etc. etc.

O conteúdo precisa ser primeiramente aderente à necessidade. No meu caso eu quero uma “Receita de Bolo de Laranja” e isto que eu devo encontrar, uma receita completa.

Nesse exemplo, não adianta eu encontrar uma receita que não contenha os ingredientes, ou o modo de preparo, ou as quantidades dos ingredientes, afinal que quero uma receita para ser seguida.

Da mesma forma, ao desenvolver o conteúdo precisamos entender qual pergunta estamos respondendo e o que devemos desenvolver para que seja um conteúdo valioso, seja ele um vídeo, um artigo, um infográfico etc.

A chave para uma comunicação adequada é um conteúdo adequado aquele que irá receber o seu conteúdo, e isso inclui também o tipo de linguagem.

Quando falamos de comunicação, quem tem acesso a essa comunicação ou conteúdo precisa entender claramente. 

Um exemplo simples para deixar mais compreensível, um programa de televisão infantil não pode usar as mesmas palavras que são utilizadas no Jornal Nacional, as crianças não iriam compreender e perderiam o interesse rapidamente, da mesma forma se fosse o oposto, imagine o Jornal Nacional falando da mesma forma dos programas infantis, as notícias perderiam totalmente a credibilidade.

Assim, entregue sempre conteúdo compreensível para a sua audiência e de valor.

Etapa 3 – Relacionamento

A mesma audiência que recebeu sua comunicação através dos seus canais, sejam eles das Mídias Sociais, de vídeos, de artigos etc., precisam se relacionar com você.

Esse relacionamento pode ser feito através de email, com mecanismos de email marketing, através de comentários, através de WhatsApp, Telegram etc. 

As pessoas precisam ser ouvidas, você não pode apenas gerar um conteúdo e achar que tudo acaba por aí, existe uma relação de troca.

Neste aspecto importa também você construir sua própria rede de contatos, não apenas nas suas Redes Sociais, e se relacionar com estas pessoas. Isso te trará credibilidade e proximidade das pessoas.

Uma referência para você entender melhor é o que explica Philip Kotler, o “pai do marketing”, em seu livro Administração de Marketing, “O Marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, da oferta e da troca de produtos com valor agregado entre iguais“.

Assim para ter um negócio online eficiente devemos construir algo que gere valor, onde todos ganham, um efeito que garante e constrói credibilidade na marca digital e faz com que os clientes retornem e se fidelizem ao negócio. Afinal, ninguém quer vender ou monetizar apenas uma vez. As relações devem ser duradouras.

O pilar do marketing digital é entender seu cliente, seus problemas, suas dores, desejos e aspirações e assim poder auxiliar na solução de seu problema. 

Assim funciona um negócio digital, trazendo soluções às pessoas, dando respostas aos seus anseios, para que saiam satisfeitos. E isso eu lhe garanto é a melhor forma de atrair outras pessoas, pois essa pessoa se tornará um agente divulgador natural do seu negócio.

Lembra do restaurante do nosso exemplo? Quando as pessoas ao descobrirem, identificarem suas qualidades, elas recomendarão para seus amigos e familiares. Estas pessoas serão as primeiras a fazerem selfies e a postarem no seus Instagrams, Facebooks, e assim todos ganham!

Como Criar um Negócio Online?

A resposta para essa pergunta vale um novo artigo, mas eu vou resumir para você entender um pouco melhor.

Você pode começar com os recursos que possui

Você pode iniciar usando apenas suas Redes Sociais, a um custo zero, e se afiliar a produtos em plataformas como:

Mas lembre-se de sempre trabalhar as 4 etapas do processo – atração, comunicação, relacionamento e venda.

Você pode criar uma infraestrutura mais robusta

Para começar de forma mais robusta e com escala de venda maior eu indico que crie um Website.

No Website você pode vender como afiliado, e nele é possível você também monetizar, como eu já lhe disse, assim mesmo que você não venda, você ganha apenas gerando tráfego para ele, atraindo as pessoas ao seu site.

A escolha por criar uma infraestrutura é muito melhor, pois através do site você consegue criar melhor as etapas de atração, comunicação, relacionamento, venda ou monetização e assim faturar muito mais.

Recursos para um negócio online

Recurso 1 – Site 

Um site é importante para gerar confiança e autoridade, pode ser um site de venda produtos, de conteúdo como um blog, um portal de notícias etc.. Como já disse anteriormente ele é opcional, entretanto é altamente recomendável para que você consiga trabalhar as etapas de atração, comunicação, relacionamento e venda ou monetização e aumentar o seu alcance e faturamento.

Novamente recomendo a leitura do artigo como criar um site na internet a partir do zero.

Recurso 2 – YouTube 

Um canal do YouTube é um conteúdo de vídeo que tem a facilidade de permear em todos as esferas do seu negócio. Muita gente prefere ver vídeos a ler blogs.

Atualmente podemos ver várias pessoas compartilhando suas experiências no YouTube, inclusive sem aparecer. Vários afiliados tem usado essa ferramenta para alavancar suas vendas. 

Recurso 3 – Facebook

O Facebook é um canal de comunicação excepcionalmente usado no Brasil. Nele é possível a criação de páginas ou FanPages e grupos. Aqui é possível trabalhar com as vendas de forma orgânica, ou seja sem anúncios, mas você também pode fazer anúncios, investindo pequenos valores para atingir um público qualificado maior.

Recurso 4 – Instagram

Muitos negócios têm se direcionado ao uso apenas do Instagram, mesmo que você tenha um blog, você precisa criar uma conta no instagram e fazer sua presença.

O segredo aqui é usar muitas hashtags para aumentar sua visibilidade.

Recurso 5 – Pinterest

O Pinterest é um recurso que está sendo largamente usado não para venda direta, pois o Pinterest tem bloqueado Pins com link de afiliados. O Pinterest é uma excelente ferramenta para gerar tráfego e atrair potenciais clientes para o blog, instagram, YouTube etc.

Se você quiser gerar tráfego orgânico pelo Pinterest, como eu já disse anteriormente, eu super recomendo o treinamento Desvendando o Pinterest.

Recurso 6 – lista de email

Estou citando em recurso, pois você irá precisar de um recurso para coletar o email das pessoas. Pois todos os contatos que você tem nas Redes Sociais você não tem acesso direto e a lista de emails ainda é fundamental para você desenvolver o relacionamento com os seus clientes. 

Um exemplo é este formulário abaixo. Você já pode aproveitar e deixar seu contato para receber todos os novos artigos em seu e-mail e esse super ebook.

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Recurso 7 – lista de WhatsApp

Muitas pessoas tem feito vendas diretamente pelo WhatsApp. Esse é um canal que facilita a comunicação e o relacionamento com as pessoas. Se você for utilizar esse recurso instale a versão WhatsApp Business.

Recurso 8 – lista de Telegram

Esse é um canal que muitos tem usado para criar grupos grandes, onde é possível interagir com as pessoas ou apenas enviar mensagens importantes. Ele é bastante parecido com o WhatsApp, mas os grupos podem ser grandes. E o telegram tem crescido para os que trabalham com marketing digital.

Recursos de Forma Geral

Como deu para você perceber vários recursos você já possui, talvez apenas usando apenas como cliente. Mas estes recursos podem e devem ser usados para o seu negócio online.

Existem outros recursos que são utilizados no Marketing Digital voltado aos negócios online, afinal existem várias ferramentas que podem, e devem ser usadas para auxiliar os negócios. Mas vou deixar você com um gostinho de quero mais.

Conclusão

Agora que você entendeu o que é um Negócio Online e como funciona um Negócio Online. Já é hora de tomar uma ação. Não adie mais, comece a dar seus primeiros passos, trace seus objetivos. Meu conselho – Siga em frente agora.

Como você já deve ter ouvido, uma jornada se inicia com o primeiro passo. Aqui eu quero te encorajar a prosseguir, chega de procrastinar. Deixo aqui um verso bíblico para você pensar.

Não desprezem os pequenos começos, porque os homens se alegram vendo o início desta obra

Zacarias 4:10a

Tudo começa pequeno e não deve ser desprezado, a jornada pode ser longa, não podemos parar no primeiro passo, aprenda a andar, ande, comece a correr, cresça e atinja seus objetivos.

Eu recomendo à você ler meu artigo de como construir um site do zero, nele eu ensino como você cria a estrutura de um site. Novos artigos virão para te ensinar como usar o WordPress. Fique ligado, se inscreva no site e receba os novos artigos em seu email, te prometo que não enviarei spam. 

Se você quiser também pode ter acesso a alguns materiais gratuitos que eu deixei disponíveis no site.

E também um curso que eu fiz, e continuo refazendo pois sempre tem material novo, é o treinamento Fórmula Negócio Online 3.0 para saber mais clique AQUI e leia nosso artigo.

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Se esse artigo te ajudou de alguma forma, deixe o seu comentário e compartilhe, fica meu forte abraço.

Lidia Stateri

Autor do artigo

Autor

Engenheira elétrica aposentada formada em administração de empresas e teologia. Ama tecnologia e ama aprender. Descobriu o Marketing Digital, sua beleza e deseja compartilhar este achado com você. Tem um blog de viagem . Quer ajudar as pessoas que buscam nesse mundo caótico uma forma de ganhar dinheiro pela internet.

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