fbpx

Como criar um site na internet a partir do zero

Publicado por no 27 de março de 2020
Categorias: Indicações Site na Internet
Tags: ,

Como criar um site a partir do zero

compartilhar por

Se você chegou até aqui você já sabe que é importante criar um site na internet e posso lhe dar diversas razões para isso. Mas acredite a presença digital é fundamental tanto para pequenos empreendedores como para grandes corporações. Aprenda a criar um site na internet a partir do zero.

Primeiro de tudo gostaria de parabenizar você por estar lendo este artigo, isso já mostra o quanto você é aventureiro ou aventureira, mostra que você não tem medo de continuar a jornada, mesmo que ela esteja difícil. Fique na paz, pois eu te acompanharei nesta nova caminhada.

Como criar um site na internet?

Já lhe adianto que existem infinitas maneiras de criar um site, desde soluções totalmente gratuitas e rápidas de implementar até soluções mais caras e demoradas, tudo depende do que você precisa e de quanto você pode gastar e de quanto você sabe programar.

Para este artigo vou supor que você não sabe programar e quer gastar o mínimo possível, e se este não for o seu caso coloque nos comentários que tipo de site você está pensando e eu posso tentar escrever um artigo para você, ok ?

Assim vou te ensinar todo o passo a passo para você criar um site na internet a partir do zero, combinado?

Como criar um site na internet a partir do zero sozinho?

Esse meu blog (infraestrutura e software) eu desenvolvi sozinha e estou hospedando em um computador na minha casa, tudo a custo zero, mas para isso você teria que conhecer um pouco de programação e de tecnologia.

Neste artigo, vou te mostrar o passo a passo para criar um site profissional sozinho sem conhecimento de informática para você divulgar sua empresa ou produto ou ainda vender como afiliado.

Vamos aos passos simples para criar um site na internet.

4 PASSOS SIMPLES PARA TER UM WEBSITE

Passo a passo de como criar um site sozinho

A internet possui várias possibilidades de ferramentas para a criação de sites, como eu irei fazer um tutorial eu preciso fazer algumas escolhas que julgo ser a mais adequada e fácil para quem está começando.

Vou supor que você pode investir um pequeno valor financeiro para que seu site seja bem profissional, existem outras infinitas possibilidades que você pode fazer tudo de graça, cuja solução não é tão profissional assim.

Passo 1 para criar um site na internet – Escolha do nome do domínio

A primeira coisa que você deve fazer é escolher o nome do seu domínio, por exemplo meu domínio é minhacasameunegocio.com.br.

Para escolher o seu domínio existem várias dicas, como por exemplo entender e conhecer seu público alvo, o nicho de mercado que você irá trabalhar, novamente eu não vou entrar em detalhes sobre domínio neste artigo.

Mas atenção! Defina primeiro o nicho que você vai trabalhar e pense também em um nome para ser procurado nos buscadores, que pode gerar tráfego para você.

Assim você deve definir seu domínio com carinho. Lembre-se de fazer uma pesquisa de mercado antes de definir o nome.

Passo 2 para criar um site na internet – Escolha do lugar de hospedagem do seu site

Depois que você definiu o nome do seu site, você precisa escolher onde ele irá ficar na internet, chamamos isso de hospedagem do site.

Alguns cuidados devem ser tomados aqui, existem no mercado vários locais de hospedagem com vários requisitos técnicos e diferenças de valores altíssimas.

Novamente aqui, como estou supondo que você não conheça os requisitos técnicos é melhor não contratar serviços desconhecidos de hospedagem para criar criar seu site na internet.

Em uma análise que eu fiz para meus sites eu fiz as seguintes escolhas:

  • Para o site de viagem www.estanamira.com.br escolhi hospedar na Amazon AWS, mas para isso requer conhecimento de informática, pois você precisa construir todo o ambiente na Amazon AWS.
  • Para o site www.minhacasameunegocio.com.br escolhi auto hospedagem em minha casa, mas novamente aqui você precisa de conhecimento de informática.

Mas, a análise técnica que eu fiz permitiu que eu encontrasse um site de hospedagem bem interessante, que atende tecnicamente a vários tipos de clientes, desde os mais distantes de assuntos de tecnologia de informação, até aqueles que entendem e querem ter o controle total de seu ambiente.

A minha recomendação para você iniciante é o Hostgator onde você pode escolher o plano que mais se enquadra ao seu perfil e assim criar o seu site na internet.

Para você que está iniciando recomendo adquirir o plano de hospedagem WordPress que está com cupom de desconto.

Você ainda pode ganhar o domínio grátis, ou seja, você registra o domínio que você escolheu sem nenhum custo adicional. Se você escolher o plano de um ano de hospedagem.

Além disso você terá direito a 5 e-mails com o seu domínio, por exemplo contato@seudominio.com.br e o certificado de segurança SSL gratuito (aquele cadeado que aparece no browser quando você entra em um site, isso gera credibilidade no site).

HostGator Cupom de Desconto

Está ficando animada ou animado hein? Então vamos para o registro de domínio.

Passo 3 para criar um site na internet – Registro do domínio

Agora que você já tem o nome do domínio definido para o seu site na internet, e já escolheu seu provedor de hospedagem, chegou a hora de registrar o domínio.

Aqui estou falando do registro de domínio depois da escolha do serviço de hospedagem, estou apenas entendendo que você já fez a escolha do seu provedor de hospedagem que fornece o registro de domínio grátis, que facilita a sua vida, o Hostgator.

Entretanto, se você quiser, assim como eu, pode fazer o registro e pesquisar os domínios disponíveis no site do registro.br que é o departamento responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o sufixo .br.

Se você optar por esta escolha, você tem a liberdade de trocar de provedor de hospedagem a qualquer momento, basta configurar o endereço IP do seu provedor no painel de controle.

Painel de Controle Registro.br

Lembrando, se optar pela hospedagem do Hostgator você pode ganhar o domínio grátis. A Hostgator é uma empresa americana, que está no Brasil desde 2008.

Normalmente você paga pela hospedagem e pelo domínio separadamente, mas nesse caso, você irá economizar e facilitar a configuração do seu site, se você contratar a hospedagem e ganhar de graça o domínio.

Clique AQUI para contratar esses serviços pela HostGator e escolha o plano que mais se encaixa com o perfil do seu negócio.

Eu gosto da HostGator porque tem um excelente preço e facilita a vida daqueles que têm mais dificuldade com tecnologia.

Essa etapa de contratar domínio e hospedagem é fundamental para o seu negócio. Após feito esse procedimento, você irá precisar fazer seu site através de um gerenciador de conteúdo.

Fique ligado: O registro do domínio pode demorar até 24 horas.

Passo 4 para criar um site na internet – Instalação do gerenciador de conteúdos

Eu uso o WordPress para criar os meus sites e gerenciar meu conteúdo. O WordPress facilita muito a vida de quem vai criar um site a partir do zero.

E como disse anteriormente vou fazer a escolha de falar sobre o WordPress. Se você seguiu os passos que eu lhe disse anteriormente você deve contratar a hospedagem para o WordPress para economizar.

Você pode instalar o WordPress em qualquer provedor que ofereça um plano de hospedagem. No nosso caso a HostGator, e para isso você vai precisar acessar o painel de controle, o cPanel. Se você optar por outro provedor estes passos podem ser um pouco diferente, 

Mas fique tranquilo, pois no momento em que você contrata a hospedagem você receberá um e-mail com todas as informações que você precisa para acessar o cPanel. 

Instalacao cPanel do Hostgator

Agora, no cPanel da HostGator você poderá instalar o WordPress com um instalador automático, que facilita seu trabalho e faz a instalação em alguns minutos. 

1. Acesse o cPanel 

Para acessar o cPanel basta você digitar no seu browser www.seudominio.com.br/cpanel (troque seudominio.com.br pelo endereço do seu site). Na página você faz o login com os dados que recebeu no e-mail.

2. Dentro do cPanel encontre o Software e clique no ícone do Instalador “Softaculous Apps Installer”

O instalador automático chama “Softaculous Apps Installer”. Se você não encontrar na tela, você também pode localizar esse aplicativo na busca do cPanel, basta digitar Softaculous.  

Instalador Automatico do WordPress na Hostgator

3. Assim que o aplicativo abrir, escolha WordPress no menu lateral Blogs

Como instalar um site wordpress no Hostgator

4. Continue a instalação clicando em “Install Now”.

Como instalar wordpress no Hostgator Tela 1 do WordPress

5. Nas próximas telas configure seu WordPress com as informações do seu domínio.

No primeiro campo, A, Choose Protocol você deve indicar o protocolo. Falei grego, mas é simples. Se você tem um certificado de segurança você começa seu endereço com https, caso contrário começa com http.

Nesse ponto eu indico fortemente que você tenha um certificado de segurança. A própria HostGator fornece o certificado gratuitamente, dependendo do plano que você contratar.

A segunda parte do campo é se você terá ou não o www no seu domínio. Usualmente a informação fica como eu mostro na figura acima, mas se você está começando agora é melhor deixar um pouco de o certificado de segurança.

Assim você deve indicar apenas http:// e se optar por ter o www antes do seu domínio http://www.

No campo B, Choose Domain, você terá uma lista de domínios disponíveis em sua hospedagem, selecione o domínio do qual você está fazendo a instalação WordPress, como você só tem um site, só vai aparecer uma opção aqui.

O Campo C, In directory, você deixará em branco, isso é para quem vai hospedar vários sites no mesmo domínio com diferentes wordpress, como por exempo seudominio.com.br/loja.

Como instalar wordpress no Hostgator Tela 2 do WordPress

No campo D, Site Name, você deve informar o nome do seu site ou blog.

No campo E, Site Description, faça uma breve descrição do seu site.

No campo F, Enable Multisite (WPMU), deixe inativo, isso serve para quem quer ter mais de um site na mesma instalação. 

Como instalar o software wordpress no site Hostgator Tela 3 do WordPress

Atenção para os dados a seguir, tenha cuidado ao preencher os dados, lembre-se do usuário e da senha de acesso que você cadastrar, combinado?

No campo G, Admin Username, você deve criar um nome de acesso ao WordPress.

No campo H, Admin Password, Crie a senha de acesso ao WordPress.

No campo I, Admin Email, você deve informar o e-mail do usuário para administração da WordPress.

Basta concluir a instalação, pronto, seu site estará no ar. Agora basta escrever configurar seu site com seu logotipo, formatá-lo para deixar com a sua cara ou da sua empresa.

Depois de configurado, para acessar o painel de controle do WordPress vá para seudominio.com.br/wp-admin e entre com seu usuário e senhas. Divirta-se!

Conclusão

Não foi tão difícil criar um site, foi? Agora basta você deixar o site com a carinha que você deseja, fazer os seus artigos sejam informativos ou de conversão.

Se você quiser mais detalhes de como desenvolver um site passo a passo, como entrar no negócio online eu indico um curso chamado Fórmula Negócio Online, se você estiver com a grana curta pode fazer um curso gratuito, e baixar alguns e-books para estudar sobre o assunto de vendas como afiliado e estratégia de marketing.

Curso grátis – Como ser Afiliado e Vender na Internet

E-book grátis – 03 Passos Mais Fáceis para Divulgar e Vender Como AFILIADO

E-book grátis – 152 Melhores Estratégias de Marketing Digital

FNO FormulaNegocio Online Saber Mais

Outra opção para você gastar menos tempo e dinheiro é um curso mais expresso é o Método Resultado – O Único Método, Passo a Passo, para Ter Resultados Rápidos na Internet como Afiliado. Treinamento 100% Focado em Geração de Renda Rápida Online…  saiba mais...

Metodo Resultado Rapido Saiba Mais

Se esse artigo te ajudou de alguma forma, deixe o seu comentário e compartilhe, fica meu forte abraço.

Lidia Stateri

Autor do artigo

Autor

Engenheira elétrica aposentada formada em administração de empresas e teologia. Ama tecnologia e ama aprender. Descobriu o Marketing Digital, sua beleza e deseja compartilhar este achado com você. Tem um blog de viagem . Quer ajudar as pessoas que buscam nesse mundo caótico uma forma de ganhar dinheiro pela internet.

compartilhar por

Uma ideia sobre “Como criar um site na internet a partir do zero”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *